Abrimos as portas do Sarangbang para a continuação da conversa sobre Contrapeso, obra de ficção científica escrita pela enigmática pessoa sul-coreana que assina como Djuna. Com tradução do coreano por Luis Girão, o livro foi publicado no Brasil recentemente pela editora Suma.
Neste episódio, ficamos um pouco tensas com as questões provocativas que a narrativa nos traz: os medos e esperanças em torno do avanço da inteligência artificial, o papel dos humanos na evolução das máquinas, e os dilemas éticos envolvendo tecnologia e genética. Conversamos sobre o metaverso, a possibilidade de imortalizar a mente humana através da IA e as implicações desse tipo de transformação.
Além disso, refletimos sobre os impactos do monopólio das grandes corporações, especialmente os chaebols sul-coreanos, no campo tecnológico, e como eles reforçam dinâmicas de neocolonialismo global. Foi um papo intenso e instigante, explorando como a narrativa ficcional ressoa em um presente que muitas vezes já parece ficção científica. Vem refletir com a gente sobre como a literatura de Djuna nos convida a imaginar — e criticar — futuros possíveis!
Realizado com apoio do LTI Korea.
Ainda não tem o livro Contrapeso? Compre aqui: https://amzn.to/3ZEcW3N
Mencionamos no episódio
- Fundação (Isaac Asimov): https://amzn.to/49loQCK
- As fontes do paraíso (Arthur C. Clark): https://amzn.to/3Zkj7sg
- Sobre minha filha (Kim Hye-jin): https://amzn.to/49lteSk
- Atos Humanos (Han Kang): https://amzn.to/40B90kX
- Documentário O Futuro (2022 – Netflix)
- K-Drama A piece of your mind (2020 – Viki)
- A Joan É Péssima – Black Mirror: Temporada 6, Episódio 1 (2023 – Netflix)
- Documentário The Old, The New and The Other (2022, dir: Sebastien Simon)
- Podcast Vibes em Análise