Programação do Centro Cultural Coreano no Brasil teve curadoria do Sarangbang
No final de semana dos dias 24 e 25 de maio, o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) está realizando uma programação especial dedicada à literatura e cultura coreana, com curadoria do Sarangbang. O evento faz parte da 20ª Virada Cultural de São Paulo, organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Confira abaixo um resumo de tudo o que aconteceu neste primeiro dia, 24/05:
Logo de início, no hall de entrada do Centro Cultural Coreano, o público já era convidado a descobrir o livro ideal de cada um. Inspirada na popular brincadeira coreana Sadari (jogo da escada), essa atividade convidou os participantes a seguirem as pistas dos balões que mais se identificavam, partindo do topo de uma “escada” e seguindo o caminho traçado até chegar a uma recomendação de livro surpresa.
No mesmo local, a NewPOP, principal referência na publicação de webtoons no Brasil, esteve presente com um estande de vendas, onde o público poderia conhecer e adquirir grandes títulos da editora. A livraria Martins Fontes Paulista também estava lá com um estande de livros coreanos selecionados pelo Sarangbang.
Às 14h, em parceria com a plataforma de streaming Viki, aconteceu uma exibição de dois episódios da animação As Aventuras da Filha do Rei Demônio, adaptação da webnovel de Yeowool lançada pela plataforma no último dia 24 de março. Na trama, Jo Arah renasce como Irene Neros Parjunel, filha do Rei Demônio Kalavan, após uma vida trágica. Apesar da resistência inicial do pai, Irene conquista seu lugar no mundo demoníaco e embarca em aventuras mágicas, lidando com os desafios de sua origem celestial e infernal.
Paralelamente, no segundo andar, na biblioteca do Centro Cultural Coreano, o Falar de Webtoon realizou uma gravação ao vivo e especial de seu podcast. Em um formato mais leve e descontraído, as hosts Meidi, Nai e Mari realizaram uma versão especial do quadro Batalha de Descobertas, indicando três webtoons coreanos para o público presente. As obras apresentadas foram Press Play, Sami, de Kang Eun Young; The Ki Sisters, de Bumbae; e Marriage Blues, de I SOON KI e OH5HO. No final da gravação, o público fez perguntas sobre as obras, argumentou a favor de suas histórias favoritas e elegeu um grande vencedor, que você poderá descobrir no dia 04/06, quando o episódio irá ao ar. Também houve um sorteio em parceria com a NewPOP.
Mais tarde, seguindo o ritmo leve e divertido, Bruna Giglio e Denise Nobre do Sarangbang conduziram um quiz de trechos literários. Na atividade, o público pode mostrar seus conhecimentos em literatura coreana, primeiro tendo que adivinhar de quais livros coreanos eram os trechos apresentados e depois, em equipes, responder perguntas sobre enredos e curiosidades literárias. Os vencedores receberam brindes do Sarangbang, webtoons da NewPOP ou livros da livraria Martins Fontes Paulista.
Logo em seguida, numa sessão lotadíssima, foi exibido o filme Erro Semântico (2022), também em parceria com o Viki. A obra acompanha Chu Sang Woo, um estudante de ciência da computação responsável e cheio de princípios que se vê preso em um trabalho em grupo. Quando seus colegas de equipe preguiçosos o deixam fazer todo o trabalho, ele decide retirar o nome deles, e isso acaba impedindo que Jang Jae Young, um veterano elegante e popular, não consiga se formar. Determinado a se vingar, Jae Young descobre que ele e Sang Woo são completamente opostos. Mas quando são forçados a trabalhar juntos, o universo reforça a teoria de que os opostos podem mesmo se atrair.
O longa-metragem é uma adaptação da webnovel Semantic Error, de J. Soori, que também já foi adaptada para webtoon e k-drama. (Lembrando que temos um episódio do Sarangbang sobre a novel, escute/assista aqui!)
Encerrando o primeiro dia de programação, Leandro Cenci e Gabriele Paula promoveram uma leitura dramática do conto Asas, de Yi San. A narrativa explora a alienação, a identidade e o desejo de fuga, onde um homem vive recluso em seu quarto, sustentado por sua esposa que trabalha fora. Envolto em pensamentos obsessivos e sentimento de impotência, ele questiona seu lugar no mundo e seu relacionamento. Ao sair sozinho pela primeira vez em muito tempo, tem uma breve experiência de liberdade.
A 20ª Virada Cultural no CCCB retorna neste dia 25 com muito mais atividades para você curtir. Clique aqui e confira a programação completa.
Serviço
Centro Cultural Coreano na 20ª Virada Cultural de São Paulo
Local: CCCB
Endereço: Av. Paulista, 460. Bela Vista, São Paulo.
Data: 24/05 e 25/05/2025
Horário: Sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 16h30.
Faixa etária: Livre.
Realização: CCCB
Curadoria e organização: Sarangbang
Apoio: editoras Todavia e NewPOP, Livraria Martins Fontes Paulista, Estúdio Soapbox e Viki.
A 20ª Virada Cultural é organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.