Premiação teve mesa redonda, coffee break e brindes
por Danis Mizokami
Nesta última segunda (06), o Concurso Resenhas de Literatura Coreana realizou o seu evento de premiação. Com direito a coffe break (com doces tradicionais do Chuseok), brindes e mesa redonda sobre os livros da autora ganhadora do Nobel de Literatura, Han Kang, foram reveladas as melhores críticas literárias, escritas em língua portuguesa, sobre os livros Atos Humanos (2021) e Sem Despedidas (2025).
Veja a lista de vencedores:
1º Lugar
- Vitor Amaral Córdoba, “Atos Humanos: Um Pagode De Ciclos”
2º Lugar
- Luana Garcia Ibanes Morins, “A Dissolução Psicossocial em Sem Despedidas, de Han Kang”
- Caroline Moreno Botelho Pereira, “Corpos Que Falam: Uma Resenha Crítica de Atos Humanos”
3º Lugar
- Suzana do Nascimento Veiga, “Memórias Escritas em Sangue: Han Kang e a Tecitura da Memória Coletiva pelas Mulheres”
- Sofia Schwabacher, “Memória, Alteridade e Resitência em Atos Humanos: Um Lembrete do que Somos”
- Flavia Barbosa Lima, “Atos Humanos: Literatura Como Testemunho da Memória e da Dor”
Formado em linguística e um dos tradutores do livro Camélias & Outras Histórias, de Kim Yu-jeong (compre aqui), Vitor Amaral Córdoba contou ao Sarangbang que a biblioteca do Centro Cultural Coreano no Brasil foi decisiva pela sua participação no concurso, pois sem ela não teria acesso fácil e rápido à versão em português de Atos Humanos. Apesar de compreender a língua coreana, Vitor optou por resenhar a obra a partir da língua portuguesa, focando em aspectos da tradução. Ele afirmou ainda que gostaria que outras instituições tomassem como exemplo o concurso e o Centro Cultural Coreano, que oferecem ao público o acesso à cultura e à literatura coreana.
Caroline Moreno Botelho Pereira, segundo lugar do concurso, nos contou que veio da Bahia especialmente para receber o prêmio e que começou a se preparar assim que soube da competição.
Além da revelação dos vencedores, o evento contou com uma mesa redonda, com discussões sobre a literatura coreana, destacando as obras de Han Kang. A mesa redonda foi conduzida pelos jurados do concurso: o poeta Edson Cruz, o professor de história da Ásia Fabiano Bracht e a professora e doutora de estudos coreanos Yun Jung Im.
O Concurso Resenhas da Literatura Coreana foi organizado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) e apoio do Instituto de Tradução Literária da Coreia (LTI Korea).
Assista abaixo à cerimônia completa e à mesa redonda: