Unindo pessoas, livros e Coreia. 

Sinta-se em casa!

Concurso Resenhas da Literatura Coreana tem ganhadora de Nobel da Literatura como destaque

Inscrições vão até 31 de agosto

Já estão rolando as inscrições para o Concurso de Resenhas da Literatura, organizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e apoio do Instituto de Tradução Literária da Coreia (LTI Korea).

Nesta edição, serão premiadas as melhores críticas literárias, escritas em língua portuguesa, sobre os livros Atos Humanos (2021) e Sem Despedidas (2025), da autora sul-coreana Han Kang, vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2024.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 31 de agosto de 2025, às 23h59 (horário de Brasília) — se inscreva aqui. Os ganhadores serão anunciados na cerimônia de premiação que acontecerá no Centro Cultural Coreano no Brasil, com data ainda a ser definida.

Sobre Atos Humanos

Em maio de 1980, na cidade sul-coreana Gwangju, o exército reprimiu um levante estudantil, causando milhares de mortes. O evento de trágicas consequências foi transfigurado nesta ficção extraordinária, poética, violenta e repleta de humanidade. Construindo um mosaico de vozes e pontos de vista daqueles que foram afetados, Atos Humanos é a demonstração dos poderosos recursos literários de Han Kang, uma das autoras mais importantes da cena contemporânea.

Escute: Sarangbang #41: “Atos Humanos”, com Ji Yun Kim

Compre o livro em nosso link: https://amzn.to/3SjDgvo

Sobre Sem Despedidas

Romance assombroso e visionário de Han Kang, Sem Despedidas nos conduz a uma jornada emocionante à Coreia do Sul contemporânea e sua dolorosa história. Mesclando imaginação e realidade, corpo e memória, amizade e trauma, a narrativa tem como ponto de partida uma viagem de última hora. Kyung-ha, uma escritora, sai de Seul para a ilha de Jeju — onde dezenas de milhares de cidadãos foram aniquilados entre 1948 e 1949 —, até a casa de sua velha amiga Inseon, uma fotógrafa e cineasta experimental que largou a vida na cidade grande para se dedicar à marcenaria e à mãe debilitada. Hospitalizada após um grave acidente em sua oficina, Inseon implora a Kyung-ha que se desloque até Jeju para alimentar seu amado pássaro de estimação, deixado às pressas e sem assistência. Kyung-ha pega o primeiro avião para Jeju, mas uma nevasca atinge a ilha quando ela desembarca, mergulhando-a em um mundo branco e opaco. Acossada por rajadas de neve e ventos gelados e cortantes, ela se pergunta se conseguirá chegar a tempo de salvar o animal — ou se até mesmo será capaz de sobreviver ao frio brutal que a envolve a cada passo. Quando a noite cai, ela luta para chegar à casa de Inseon, ainda sem saber da verdadeira descida à escuridão que a espera. Ali, a história há muito enterrada da família de Inseon vem à tona, entre sonhos e memórias transmitidos de mãe para filha, e em um arquivo meticulosamente reunido que documenta o terrível massacre na ilha, ocorrido às vésperas da Guerra da Coreia, setenta anos antes. Nestas páginas de beleza extraordinária, Han Kang compõe um poderoso manifesto contra o esquecimento. E transforma um episódio de violência em uma celebração da vida, por mais frágil que seja.

Compre o livro: https://amzn.to/3SjDgvo

Fonte: Centro Cultural Coreano no Brasil

Picture of Sarangbang Brasil

Sarangbang Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • equipe

    Conheça quem está por trás do Sarangbang

    Apoio

  • Posts relacionados

    Sarangbang na Feira Cultural “Bomre-dong, Munhwa-ro”

    Evento acontece nos dias 16 e 17 de agosto como parte do 18º Festival de

    Sarangbang participa de programação da Casa Aleph na…

    Editora Aleph promove debates com foco em diversos gêneros literários

    Livraria promove curso de literatura infantil com foco…

    Aigo Livros mergulha nas artes da autora em curso de 4 encontros