Inscrições vão até 31 de agosto
Já estão rolando as inscrições para o Concurso de Resenhas da Literatura, organizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e apoio do Instituto de Tradução Literária da Coreia (LTI Korea).
Nesta edição, serão premiadas as melhores críticas literárias, escritas em língua portuguesa, sobre os livros Atos Humanos (2021) e Sem Despedidas (2025), da autora sul-coreana Han Kang, vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2024.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 31 de agosto de 2025, às 23h59 (horário de Brasília) — se inscreva aqui. Os ganhadores serão anunciados na cerimônia de premiação que acontecerá no Centro Cultural Coreano no Brasil, com data ainda a ser definida.
Sobre Atos Humanos
Em maio de 1980, na cidade sul-coreana Gwangju, o exército reprimiu um levante estudantil, causando milhares de mortes. O evento de trágicas consequências foi transfigurado nesta ficção extraordinária, poética, violenta e repleta de humanidade. Construindo um mosaico de vozes e pontos de vista daqueles que foram afetados, Atos Humanos é a demonstração dos poderosos recursos literários de Han Kang, uma das autoras mais importantes da cena contemporânea.
Escute: Sarangbang #41: “Atos Humanos”, com Ji Yun Kim
Compre o livro em nosso link: https://amzn.to/3SjDgvo
Sobre Sem Despedidas
Romance assombroso e visionário de Han Kang, Sem Despedidas nos conduz a uma jornada emocionante à Coreia do Sul contemporânea e sua dolorosa história. Mesclando imaginação e realidade, corpo e memória, amizade e trauma, a narrativa tem como ponto de partida uma viagem de última hora. Kyung-ha, uma escritora, sai de Seul para a ilha de Jeju — onde dezenas de milhares de cidadãos foram aniquilados entre 1948 e 1949 —, até a casa de sua velha amiga Inseon, uma fotógrafa e cineasta experimental que largou a vida na cidade grande para se dedicar à marcenaria e à mãe debilitada. Hospitalizada após um grave acidente em sua oficina, Inseon implora a Kyung-ha que se desloque até Jeju para alimentar seu amado pássaro de estimação, deixado às pressas e sem assistência. Kyung-ha pega o primeiro avião para Jeju, mas uma nevasca atinge a ilha quando ela desembarca, mergulhando-a em um mundo branco e opaco. Acossada por rajadas de neve e ventos gelados e cortantes, ela se pergunta se conseguirá chegar a tempo de salvar o animal — ou se até mesmo será capaz de sobreviver ao frio brutal que a envolve a cada passo. Quando a noite cai, ela luta para chegar à casa de Inseon, ainda sem saber da verdadeira descida à escuridão que a espera. Ali, a história há muito enterrada da família de Inseon vem à tona, entre sonhos e memórias transmitidos de mãe para filha, e em um arquivo meticulosamente reunido que documenta o terrível massacre na ilha, ocorrido às vésperas da Guerra da Coreia, setenta anos antes. Nestas páginas de beleza extraordinária, Han Kang compõe um poderoso manifesto contra o esquecimento. E transforma um episódio de violência em uma celebração da vida, por mais frágil que seja.
Compre o livro: https://amzn.to/3SjDgvo