Livro está na chamada longlist do prestigiado prêmio
Flashlight é um romance — ainda inédito no Brasil — da norte-americana Susan Choi, que conta a história de Louisa e sua família, destruída após o desaparecimento de seu pai Serk, um imigrante coreano. A obra acaba de entrar na pré-lista do prestigiado Booker Prize 2025.
Ao todo, 13 obras formam a chamada longlist do prêmio, posteriormente concedido àquela que, na opinião dos jurados, é a melhor obra de ficção escrita em inglês e publicada no Reino Unido e na Irlanda. Uma shortlist será divulgada antes do anúncio do vencedor em novembro. Veja a pré-lista completa no site da premiação.
Abaixo, leia o comentário do júri sobre Flashlight:
“Flashlight é um romance extenso que entrelaça histórias de convulsões nacionais com a vida de Louisa, seu pai coreano-japonês, Serk, e Anne, sua mãe americana. Evoluindo a partir das incertezas em torno do desaparecimento de Serk, [o livro] é uma exploração fascinante acerca da identidade, das verdades ocultas, de raça e pertencimento nacional. Neste livro ambicioso que habilmente cruza continentes e décadas, Susan Choi equilibra tensões históricas e dramas íntimos com notável elegância. Admiramos as mudanças e camadas da narrativa de Flashlight, que acabam revelando uma história complexa, surpreendente e profunda.”

A obra vêm sendo elogiada também pela crítica especializada e grandes veículos como Guardian, Financial Times e Washington Post.
Além de Flashlight, Susan Choi é autora também de The Foreign Student (1998), vencedor do Asian-American Literary Award por ficção; American Woman (2003), finalista do prêmio Pulitzer; A Person of Interest (2008); My Education (2013); e Trust Exercise (2019), vencedor do National Book Award por ficção e seu maior sucesso até então. Todos eles, porém, são inéditos no Brasil.
Fonte: The Booker Prizes