Literatura coreana marca presença em premiação estadunidense
por Danis Mizokami
Nessa semana, a National Book Foundation divulgou a primeira lista prévia de finalistas da 76ª edição do The National Book Awards, um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos. E, mesmo na premiação estadunidense, a literatura coreana marcou presença.
Han Kang, vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2024, deu as caras na lista prévia da categoria Literatura Traduzida, que contém livros que originalmente foram escritos em outros idiomas além do inglês. Neste ano, são ao todo nove idiomas diferentes: árabe, dinamarquês, holandês, francês, italiano, japonês, coreano, espanhol e usbeque.
O livro de Kang indicado foi We Do Not Part (작별하지 않는다, no original), com tradução de E. Yaewon e Paige Aniyah Morris. Confira abaixo a sinopse da obra (traduzida do inglês para o português):
“Numa manhã de inverno, Kyungha recebe uma mensagem urgente da sua amiga Inseon para que a visite num hospital em Seul. Inseon feriu-se num acidente e implora a Kyungha que regresse à Ilha de Jeju, onde vive, para salvar o seu amado animal de estimação — um pássaro branco chamado Ama. Quando Kyungha chega, uma tempestade de neve atinge a ilha. Ela precisa chegar à casa de Inseon a qualquer custo, mas o vento gelado e as rajadas de neve a atrasam à medida que a noite começa a cair. Ela se pergunta se chegará a tempo de salvar o animal — ou mesmo de sobreviver ao frio terrível que a envolve a cada passo. Perdida em um mundo de neve, ela ainda não suspeita da vertiginosa imersão na escuridão que a espera na casa de sua amiga.”
A cerimônia de premiação do The National Book Awards ocorre no dia 19 de novembro em Nova York e terá transmissão online no site da premiação.
Fonte: Publish News