Homenageados, Anders Karlsson e Park Ok-kyoung traduzem obras coreanas para o sueco há quase três décadas
por Danis Mizokami
O LTI Korea (Literature Translation Institute of Korea — Instituto de Tradução Literária da Coreia, em português) homenageou dois tradutores veteranos por suas contribuições ao Prêmio Nobel de Literatura de 2024 de Han Kang durante a cerimônia do LTI Korea Translation Awards 2025, em Seul.
Anders Karlsson e Park Ok-kyoung, que traduziram conjuntamente literatura coreana para o sueco por quase três décadas, foram os ganhadores do Prêmio de Serviço Extraordinário (Outstanding Service Award).
O casal recebeu a homenagem das mãos de Kwon Seong-soo, professor da Universidade Feminina de Sookmyung e chefe do comitê do júri. “Quando começamos, não havia nenhuma editora na Suécia disposta a publicar nossas traduções. Sabendo disso, não poderia estar mais feliz por ver tantos leitores suecos agora familiarizados com a literatura coreana e por ver Han receber o Prêmio Nobel”, disse Park em seu discurso de aceitação. “Anders e eu somos gratos por ter contribuído e agradecemos à LTI por seu apoio e reconhecimento.”
Além das obras de Han Kang, a dupla traduziu outros romances coreanos de autores como Yi Mun-yol, Hwang Sok-yong, Han Mal-sook e Bora Chung.

A premiação também reconheceu outros 20 tradutores, profissionais e amadores, que traduziram obras de ficção, filmes e webtoons para 12 idiomas diferentes. O Grande Prêmio foi concedido a três pessoas: Lee Ki-hyang, que traduziu Coelho Maldito, de Bora Chung (compre pelo nosso link), para o alemão; Tayfun Kartav, que traduziu Homodominance, de Chang Kang-myoung (inédito no Brasil), para o turco; e Najbar-Miller Justyna Agata, que traduziu Sem Despedidas, de Han Kang, para o polonês (compre pelo nosso link).
O prêmio para Tradutores Aspirantes na categoria ficção foi para nove tradutores, que traduziram obras de Kim Ki-tae e Seo Jang-won, para um idioma diferente.
De acordo com a LTI Korea, foram enviadas cerca de 670 inscrições este ano, o maior número desde que o início da premiação, em 2001.
Fonte: The Korea Times