Vencedores serão anunciados até o final de novembro
por Danis Mizokami
O 37º Troféu HQMIX, um dos mais importantes prêmios do cenário brasileiro de quadrinhos, divulgou seus indicados na última quinta-feira (04). O quadrinista coreano-brasileiro Monge Han foi indicado em duas categorias, enquanto as edições brasileiras das quadrinistas sul-coreanas Yudori e Keum Suk Gendry-Kim também deram as caras.
Daruma: Perseverança, publicado pela Editora Pitaya — selo jovem adulto do Grupo HarperCollins Brasil — foi indicado em “Mangá e Produções Correlatas” enquanto seu autor Monge Han foi indicado em “Novo Talento Roteirista”.
“Esse quadrinho é a culminação de toda minha produção sobre amarelitude brasileira aliada a tudo que eu mais gosto de ler em quadrinhos: Amizade, drama, ação, comédia…”, afirmou Monge em suas redes sociais. “Um projeto aonde eu desenvolvi protagonistas E antagonistas amarelos-Brasileiros de diferentes origens e personalidades, podendo ao mesmo tempo retratar o herói comum amarelo br e também criticar o amarelo br que só trabalha pra perpetuar o que temos de pior na sociedade. (…) É especialmente honroso ser indicado como novo talento: roteirista no meu primeiro quadrinho ficcional publicado!”, disse.
Na trama, desde que conheceu o símbolo de Daruma, Yumi Gushiken sempre fez o mesmo pedido. Até quando as coisas ficaram difíceis ao perder os pais cedo e se tornar a responsável pelos irmãos mais novos — Kenji e Sayuri —, Yumi perseverou e aceitou a responsabilidade com afinco. Mas uma tragédia volta a assolar a família Gushiken, abalando suas estruturas. Revoltada e sem forças para lutar, a jovem recorre uma última vez a Daruma… E é então que descobre uma conexão única que vai levá-la para um mundo novo e apresentá-la a realidades mais profundas e complicadas do que jamais sonhou. Clique aqui e compre pelo nosso link.
Também na categoria “Mangá e Produções Correlatas”, temos O Céu Para Conquistar, de Yudori — clique aqui e compre pelo nosso link. Na trama, Amélie é uma jovem católica casada com Hans, um comerciante da sociedade holandesa de meados do século XVI. A vida de humildade que eles levam não combina com o caráter rebelde e caprichoso dela, mas isso muda quando Hans traz, ao voltar de uma viagem de negócios, uma jovem escrava de um país distante. Aos poucos, as duas mulheres formarão uma relação estreita que poderá libertar ambas…
Por sua vez, a versão brasileira de Meu Amigo Kim Jong-Un foi indicada na categoria “Edição Especial Estrangeira” — clique aqui e compre pelo nosso link. Na obra, Keum Suk Gendry-Kim cria uma impressionante reportagem em forma de graphic novel, narrando desde a infância de Kim Jong-Un, Líder Supremo da Coreia do Norte, em Pyongyang até suas recentes negociações com Donald Trump, sempre intercalando com suas próprias experiências e as dos entrevistados. Nas palavras da autora, “este livro carrega uma mensagem de urgência pela paz”.
As editoras Pipoca & Nanquim e Conrad, responsáveis pelas edições brasileiras de Meu Amigo Kim Jong-Un e O Céu Para Conquistar respectivamente, também foram indicadas a “Editora do Ano”.
Agora, a lista de indicados do 37º Troféu HQMIX entra para votação do júri nacional, formado por mais de duas mil pessoas que trabalham na área de produção e pesquisa de quadrinhos. A divulgação dos vencedores ocorrerá até o final de novembro, e a entrega dos troféus será em dezembro com data e local da cerimônia ainda a serem anunciados.
Fonte: Troféu HQMIX