Empresa foi fundada em 2015 e adquirida pela Kakao Entertainment em 2021
A Radish Fiction, popular plataforma de leitura móvel da Kakao Entertainment, anunciou no início do mês que encerrará oficialmente suas atividades até o final do ano.
A empresa foi fundada em 2015 por Lee Seung-yoon. Em 2016, lançou seu aplicativo móvel com o objetivo de criar novos modelos de monetização para escritores de ficção. Dois anos depois, a plataforma já contava com cerca de 700 autores de diversos gêneros literários e nacionalidades.
A aquisição pela Kakao aconteceu em 2021 por um custo de aproximadamente 500 bilhões de won (cerca de R$ 2 bilhões). No mesmo ano, a Kakao adquiriu o Tapas, plataforma de webtoons e webnovels. O conglomerado ainda é dono da plataforma Wuxiaworld, focada em novels do gênero fantasia.
Dentre as novels sul-coreanas disponibilizadas na Radish Fiction, encontram-se sucessos como A Business Proposal, de Haehwa; A Returner’s Magic Should Be Special, de Usonan; The Villainess is a Marionette, de Han Yi Rim; entre outras.
A notícia do fim da Radish Fiction foi dada através de um e-mail enviado aos usuários. Leia abaixo nossa tradução do comunicado:
“Depois de quase uma década, tomamos a difícil decisão de encerrar o aplicativo Radish.
A data de fim de serviço é 31 de dezembro de 2025. Após essa data, todas as moedas, cupons, gift passes ou capítulos desbloqueados restantes ficarão inacessíveis.
Para aqueles que publicam no Radish, todas as histórias ou capítulos voltados para o público podem ser visualizados e comprados até o final da data de nosso serviço. Continuaremos a pagar royalties normalmente. Mais informações podem ser encontradas no portal Writers’ Web.
Obrigado por nos ajudar a construir uma comunidade maravilhosa de escritores e leitores.
Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para support@radishfiction.com.”
Fonte: K-Comics Beat