Ficção histórica trata sobre mergulhadoras da Ilha de Jeju
por Danis Mizokami
The Island of Sea Women (A Ilha das Mulheres do Mar, em tradução livre para o português), da americana Lisa See, será lançado no Brasil em 2026 pela Editora Vestígio, do Grupo Autêntica. A obra se trata de uma ficção histórica e foca na comunidade de mergulhadoras da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul.
A trama acompanha Young-sook e Mi-ja, duas melhores amigas cujos laços são fortalecidos e testados ao longo de décadas por forças além do seu controle. Criadas como parte do coletivo de mergulho feminino de sua aldeia, vemos a jornada das personagens dentro deste universo enquanto seu país passa por grandes transformações: a ocupação japonesa dando lugar à Segunda Guerra Mundial, à Guerra da Coreia e suas diversas consequências.
O livro é o primeiro de Lisa See com foco na Coreia. A americana construiu sua carreira em livros que têm a China como ponto de partida, mas os temas de seus projetos giram principalmente em torno de mulheres fortes. “Quando estive em Jeju [para pesquisa], entrevistei mulheres na casa dos 70, 80 e 90 anos, muitas das quais ainda praticam mergulho. Diz-se que, dentro de alguns anos, esta cultura desaparecerá do mundo. Senti-me compelida a escrever sobre elas enquanto ainda podia”, conta autora em seu site.
Ainda não há previsão de lançamento para The Island of Sea Women no Brasil.