Autora é a primeira escritora sul-coreana a ser eleita membro da Academia
No último domingo (27), a American Academy of Arts and Sciences (AAAS) elegeu a poetisa Kim Hye-soon, de 70 anos, como membro honorário internacional.
Kim e mais sete novos membros foram eleitos na seção “Literatura” da categoria “Humanidades e Artes”. Ela é a primeira escritora sul-coreana a ser eleita, enquanto os outros sete indicados são todos autores dos EUA.
Fundada em 1780, a AAAS é dividida em cinco seções: Ciências Matemáticas e Físicas; Ciências Biológicas; Ciências Sociais e Comportamentais; Ciências Humanas e Artes; e Liderança, Política e Comunicações. Atualmente, possui cerca de 14.500 membros, com novos membros sendo eleitos anualmente em abril por meio de um processo de votação interno. Este ano, um total de 248 novos membros foram selecionados, dos quais 23, incluindo Kim, não são dos Estados Unidos.
Kim Hye-soon estreou como crítica e como poetisa na década de 70. Em 2019, a autora ganhou o Prêmio Griffin de Poesia no Canadá por sua obra Autobiography of Death. No ano passado, ela se tornou a primeira sul-coreana a ganhar um prêmio do National Book Critics Circle Award por sua coleção de poesias Phantom Pain Wings. Em 2022, também foi nomeada Escritora Internacional pela Royal Society of Literature (RSL) do Reino Unido.
Infelizmente, tanto Autobiography of Death quanto Phantom Pain Wings são obras ainda inéditas no Brasil.
A cerimônia de posse dos novos membros da AAAS será realizada em Cambridge, Massachusetts, em outubro.
Fonte: Korea JongAang Daily
Créditos da foto: Jung Melmel.