Programação do Centro Cultural Coreano no Brasil teve curadoria do Sarangbang
No final de semana dos dias 24 e 25 de maio, o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) realizou uma programação especial dedicada à literatura e cultura coreana, com curadoria do Sarangbang. O evento fez parte da 20ª Virada Cultural de São Paulo, organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Confira abaixo um resumo de tudo o que aconteceu no segundo e último dia do evento, 25/05:
Assim como aconteceu no dia 24/05 (clique aqui e saiba como foi), logo no hall de entrada do Centro Cultural Coreano, o público foi convidado a descobrir o livro ideal de cada um. Inspirada na popular brincadeira coreana Sadari (jogo da escada), a atividade convidou os participantes a seguirem as pistas dos balões que mais se identificavam, partindo do topo de uma “escada” e seguindo o caminho traçado até chegar a uma recomendação de livro surpresa. No mesmo local, estandes da NewPOP e da livraria Martins Fontes Paulista também estavam lá apresentando seus webtoons e livros coreanos.
Às 10h, ainda no 1º andar do local, aconteceu a mediação de leitura da obra Verão, de Suzy Lee, seguida de uma atividade artística inspirada nas ilustrações do livro. A proposta convidou as crianças e interessados a explorarem as sensações do verão e demais estações do ano por meio da leitura e da expressão criativa, em um momento lúdico conduzido por Bruna e Denise (criadoras e apresentadoras do podcast Sarangbang).
Mais tarde, às 13h, Bruna Inoue conduziu uma oficina lúdica e criativa em que os participantes conheceram as máscaras tradicionais do teatro coreano e puderam confeccionar suas próprias versões, explorando expressões culturais e artísticas por meio da pintura e colagem. Ao final, houve ainda uma breve performance coletiva, integrando os elementos aprendidos.
Às 14h, nossas hosts e criadoras do Sarangbang, Bruna e Denise, fizeram um bate-papo sobre os caminhos da literatura coreana no Brasil. Uma introdução ao tema com destaque para autores, obras e curiosidades do mercado editorial. Ao final, o público presente pode interagir e fazer perguntas.
Paralelamente, em frente ao Centro Cultural Coreano, na Avenida Paulista, aberta aos pedestres nos domingos, rolou um Sarau de Poesia Coreana. Uma intervenção literária com microfone aberto, conduzida por Mário Kang, professor de coreano e intérprete de shows de K-pop. O público pôde escolher um dos poemas coreanos impressos, e declamar ao vivo, em português ou em coreano.
E encerrando a programação, às 15h30, um encontro descontraído com Meidi, Nai e Mari, as criadoras do podcast Falar de Webtoon, para conversar sobre o universo dos webtoons e as tendências desse formato que conquista cada vez mais leitores brasileiros. As três ainda apresentaram mais sobre a criação do podcast e do portal de notícias do projeto, e respondeu perguntas do público presente.
O Centro Cultural Coreano na 20ª Virada Cultural de São Paulo foi realizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) com curadoria e organização do Sarangbang e apoio das editoras Todavia e NewPOP, Livraria Martins Fontes Paulista, Estúdio Soapbox e Viki.
A 20ª Virada Cultural foi organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.