Unindo pessoas, livros e Coreia. 

Sinta-se em casa!

Saiba como foi a participação do Sarangbang na CCXP25

Denise Nobre participou de painel do palco Universe by Seara

Na última sexta (05), Denise Nobre do Sarangbang participou do painel “A Revolução da Literatura e dos Webtoons Coreanos”, realizado no palco Universe by Seara da CCXP25, o maior festival de cultura pop do mundo. O bate-papo também contou com participação de Mari Raia e Meidi, do Falar de Webtoon, e da jornalista e pesquisadora Camila Monteiro (Mimi).

Mediado por Carol Pardini (Na Coreia Tem) e Thaís Hern, o painel teve apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) e abordou da literatura clássica aos webtoons e suas adaptações para k-dramas. Logo de início, debateu-se a origem dos webtoons e os motivos da popularidade do formato de leitura vertical na web, que surgiu em um contexto de crise econômica na Coreia do Sul.

Depois, as participantes do painel discutiram como se dá a transição de uma mídia para a outra. Segundo Meidi e Denise Nobre, quando um livro/webnovel é adaptado para o formato webtoon, a história ganha em aspectos visuais e pode explorar um pouco mais o humor, mas a novel consegue se aprofundar no psicológico dos personagens.

Dentre as indicações de webtoons para o público presente no painel, Denise indicou My Bias Gets On the Last Train (leia aqui, em inglês); Meidi indicou The Makeup Remover (leia aqui, em inglês); Mari indicou On The Way To Meet Mom (leia aqui, em inglês); e Mimi indicou Semantic Error (leia aqui, em inglês).

Escute/leia:
Sarangbang visita Pod Falar de Webtoon e fala sobre “Shotgun Boy”
Sarangbang #39: “Semantic Error” – Enemies to Lovers que tanto Amamos, com Pod Falar de Webtoon
Entre prateleiras e afetos: Kim Ho-Yeon encanta leitores brasileiros em bate-papo na Bienal

No campo dos livros, Denise e Mimi relataram suas experiências em entrevistas com autores como Baek Seung-yeon e Kim Ho-yeon, além da popularidade da literatura de cura como um gênero de destaque atualmente no Brasil. A ficção de cura foca em narrativas acolhedoras e sensíveis sobre personagens lidando com perdas, ansiedade e desafios, oferecendo conforto, identificação e reflexão sobre a vida.

Mimi explicou que a literatura de cura é a certeza de que vai ser um conforto, uma coisa fofa, e por isto ressoa tanto nos brasileiros. Sobre isto, Denise relembrou a entrevista com Kim Ho-Yeon, autor de A Inconveniente Loja de Conveniência (compre pelo nosso link), na Bienal do Livro Rio 2025. Segundo ela, o autor explicou sobre o momento triste do mundo e como a literatura de cura é uma resposta para os nossos tempos, sendo formada por um tipo de livro de rápido consumo.

Baek Seung-yeon, autora de A Loja de Cartas de Seul (compre pelo nosso link), também foi tema do painel. Mimi relembrou entrevista que realizou com a escritora onde indicou o filme brasileiro Central do Brasil (1998) e que a autora foi atrás do filme após a entrevista, agradecendo a indicação posteriormente.

Perto do fim, tanto Denise quanto Mimi afirmaram o desejo de ver obras de outros gêneros da literatura coreana sendo publicadas no Brasil. Denise recomendou, inclusive, o conto 최애의 아이 (Meu Filho Favorito, em tradução para o português) de Lee Hee-ju, como indicação de que os contos literários sul-coreanos são um prato cheio para quem procura mais variedade nos livros do país.

O painel “A Revolução da Literatura e dos Webtoons Coreanos” terminou cheio de amor e celebração à literatura e aos webtoons coreanos. A conversa teve transmissão pelo YouTube e, assim que a gravação estiver disponível, atualizaremos a matéria para que você possa assistir de forma completa.

Picture of Sarangbang Brasil

Sarangbang Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • equipe

    Conheça quem está por trás do Sarangbang

    Apoio

  • Posts relacionados

    Sarangbang na mostra Clássicos Ocultos do Cinema Coreano…

    Denise Nobre participa de evento no MIS, em São Paulo

    Sarangbang promove evento de encerramento da temporada

    Encontro acontece na biblioteca do Centro Cultural Coreano no Brasil

    Sarangbang estará em painel da CCXP25

    Denise Nobre e outros convidados debatem sobre literatura e webtoons coreanos