Unindo pessoas, livros e Coreia. 

Sinta-se em casa!

Saiba como foi o evento online do CEÁSIA (UFPE) & Sarangbang

Evento tratou sobre intersecções entre academia e mídia a partir da literatura sul-coreana

Na noite desta última quarta-feira (09), a Curadoria de Estudos Coreanos, vinculada ao CEÁSIA/UFPE e ao CEA/UFPE, junto com o Podcast Sarangbang, promoveu o encontro online “Literatura Coreana: novas formas de produção e difusão do conhecimento entre a academia e a mídia”.

Ao longo de duas horas de evento, foram cinco apresentações e uma intensa troca de pesquisas e experiências. Saiba mais sobre as palestras e suas apresentadoras abaixo:

“Impactos da mediação cultural: compreendendo a literatura coreana por meio do Sarangbang Podcast”, por Denise Nobre e Bruna Giglio, hosts e criadoras do Sarangbang.

“Quem procura a literatura coreana no Brasil: um mapeamento dos mediadores (1985-2023)”, por Suellen Gentil, mestra em Letras, na linha de Tradução e Cultura, e bacharela em Tradução pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e pesquisadora na Coordenação de Estudos da Ásia (CEÁSIA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando na Curadoria de Estudos Coreanos. Seus interesses de pesquisa se pautam nas questões em torno da literatura e sociedade coreana.

“As referências intermidiáticas na escrita de A vegetariana, da autora sul-coreana Han Kang”, por Maria Gabriela Wanderley Pedrosa, mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Literatura brasileira (FAFIRE) e bacharelado em Letras/português (UFPE), tem experiência nas áreas de Intersemiose, Literatura brasileira e estrangeira, com interesse, em especial, à Literatura Coreana.

“O teatro de Oh Tae Seok e a Guerra da Coreia: um estudo sobre a peça Bicicleta + Clube de Leitura”, por Bruna Inoue, professora de coreano desde 2020, cursou graduação em Letras e pesquisa sobre o teatro coreano. Em 2016 fez um curso de verão na University of Ulsan e em 2019 fez intercâmbio no The Academy of Korean Studies, na Coreia do Sul. Também recebeu prêmios de língua coreana em 2015 e 2019.

“O verdadeiro horror está neste mundo: o patriarcalismo desvelado pelo fantástico em Cursed Bunny (Coelho Maldito), de Bora Chung + Clube de Leitura Tokki Tokki”, por Jaqueline Mendes Santana, mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com especialização em Tradução de Inglês (Universidade Estácio de Sá) e Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ganhou o concurso de oratória em língua coreana em 2016, e como prêmio, foi intercambista na Universidade de Suncheon, na Coreia do Sul, por um semestre em 2017. Pesquisa literatura coreana, tendo como objeto de pesquisa atual a obra Coelho Maldito, de Bora Chung.

Picture of Sarangbang Brasil

Sarangbang Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • equipe

    Conheça quem está por trás do Sarangbang

    Apoio

  • Posts relacionados

    Sarangbang na Feira Cultural “Bomre-dong, Munhwa-ro”

    Evento acontece nos dias 16 e 17 de agosto como parte do 18º Festival de

    Sarangbang participa de programação da Casa Aleph na…

    Editora Aleph promove debates com foco em diversos gêneros literários

    Livraria promove curso de literatura infantil com foco…

    Aigo Livros mergulha nas artes da autora em curso de 4 encontros