Associações também entraram com ação semelhante contra a Apple
A Korean Publishers Association (KPA) e a Korea Electronic Publishing Association (KEPA) entraram com uma ação judicial contra o Google nos Estados Unidos, seguindo uma outra ação semelhante movida contra a Apple.
As associações argumentam que as gigantes da tecnologia violaram a Lei de Concorrência Desleal dos EUA e a Lei de Regulamentação de Monopólio e Mercado da Coreia do Sul. Atualmente, na Coreia, tanto usuários de dispositivos Android quanto usuários iOS são obrigados usar os sistemas de pagamento do Google e da Apple ao comprar e-books ou assinar aplicativos relacionados a livros — os desenvolvedores desses aplicativos ainda devem pagar até 30% de comissão por cada transação.
Ambos os coletivos, cujos membros incluem a Kyobo Book Centre, a livraria on-line coreana Yes24 e aplicativos de webtoons, afirmam que estão representando os interesses do setor editorial e de outros conteúdos mais amplos. “Se vencermos, os desenvolvedores de aplicativos de outros setores, como games e música, que geralmente são considerados as maiores vítimas das regras de compras em seus aplicativos, também poderão se beneficiar”, disse Yoon Chul-ho, presidente da KEPA.
Em duas ações judiciais separadas, as associações exigem indenização das empresas tecnologia e buscam reconhecimento daquilo que alegam ser práticas ilegais de monopólio.
A KPA estima que os prejuízos causados pelas taxas de pagamento em compras dentro de aplicativos — levando em conta somente o setor editorial da Coreia — estão entre 60 e 80 bilhões de won anuais (entre R$ 240 milhões / R$ 320 milhões).