”Flashlight” está na shortlist da premiação
por Danis Mizokami
Na última semana foi anunciada a lista de obras finalistas do Booker Prize, prêmio que consagra a melhor obra de ficção escrita em inglês, publicada no Reino Unido ou Irlanda. Dentre as obras indicadas está Flashlight, romance da norte-americana Susan Choi que conta a história de Louisa e sua família, destruída após o desaparecimento de seu pai Serk, um imigrante coreano.
O júri, formado por Ayọ̀bámi Adébáyọ̀, Chris Power, Kiley Reid, Roddy Doyle e Sarah Jessica Parker, comentou sobre a obra:
“Por que escolher entre aventuras pelo mundo, drama familiar, sátira acadêmica, um romance de formação, um thriller geopolítico ou episódios fascinantes da história, quando você pode ler um romance que é tudo isso ao mesmo tempo?
Apesar de seus temas importantes, como guerra, migração e realpolitik, Flashlight trata principalmente da dor e dos mal-entendidos que podem separar as famílias, e do amor que pode uni-las. Assuntos atemporais, em vez de preocupações passageiras do momento.”
Além de Flashlight, Susan Choi é autora também de The Foreign Student (1998), vencedor do Asian-American Literary Award por ficção; American Woman (2003), finalista do prêmio Pulitzer; A Person of Interest (2008); My Education (2013); e Trust Exercise (2019), vencedor do National Book Award por ficção e seu maior sucesso até então. Todos os seus livros, porém, são inéditos no Brasil.
Outras cinco obras formam a shortlist do prêmio — clique e veja no site da premiação. O vencedor será divulgado no dia 10 de novembro, em uma cerimônia no London’s Old Billingsgate, no Reino Unido. A pessoa que vencer receberá £ 50 mil em dinheiro.
Fonte: The Booker Prizes